segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Rodrigo Constantino - Cabide de emprego: investimentos patinam, mas as estatais seguem inchando o quadro de pessoal

Deu na Folha: Enquanto lucros e investimentos patinam, estatais ganham 40 mil funcionários novos no governo Dilma

Investimentos e lucros caíram em algumas das principais estatais federais, mas a ampliação do quadro de pessoal das empresas mantém, no governo Dilma Rousseff, o ritmo dos anos Lula.

Do final de 2010 até abril deste ano, segundo os dados mais atualizados do Ministério do Planejamento, o número de funcionários das empresas controladas pelo Tesouro Nacional aumentou em 40 mil _como comparação, uma multinacional como a Ambev emprega cerca de 45 mil pessoas no Brasil e em outros países.

A administração petista recebeu críticas, desde seu início, pela política de ampliação da folha de pagamento nos ministérios. No entanto, a expansão nas estatais, menos comentada, foi mais acelerada.

No total, o contingente de empregados nas empresas federais com receita própria se aproxima dos 500 mil, contra 339 mil em 2002, último ano do governo FHC.

A valorização das estatais é uma das bandeiras políticas do PT, que nas eleições presidenciais costuma atacar os adversários tucanos em razão das privatizações dos anos 90. Até o final do ano passado, os governos Lula e Dilma haviam criado dez novas empresas federais.

A expansão do quadro de pessoal, porém, se concentra nas empresas preexistentes, de maior porte. Os maiores empregadoras são Banco do Brasil (que absorveu outras instituições, como o Banco do Estado de Santa Catarina e a paulista Nossa Caixa), Correios, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Infraero.

Assim é o PT: tudo aos “cumpanheiros”, e pro inferno com o restante da população! Meio milhão de funcionários trabalham em estatais no Brasil. É uma legião de defensores da manutenção do estado inchado.

Claro, com honrosas exceções, pois há funcionários decentes, aqueles que não temem as privatizações, pois sabem que teriam condições de remuneração ainda melhores nesse caso, mostrando bons resultados.

O avanço do estado sobre a economia tem sido uma das principais bandeiras do PT, e uma das grandes causas dessa situação preocupante de hoje. O estado não é bom empresário, não consegue gerir bem essas empresas.

O resultado é empreguismo, uso político das estatais, ineficiência nos serviços prestados, e uma enorme conta a ser paga pelos pagadores de impostos.

Por um lado, o próprio PT precisa se curvar diante da realidade de sua incompetência e realizar concessões para a iniciativa privada. Por outro, continua inchando o quadro de pessoal das estatais, ou até criando novas.

O que precisamos, no Brasil, é de um partido sem medo de defender o que é melhor, mais eficiente, mais justo, que é retomar um processo agressivo de privatização, liberando o estado para suas funções básicas. Estado não tem que ser empresário. Privatize Já!